25 de Abril de 1974

No âmbito da proposta “25 de Abril, Educação e Cidadania”, apresentada pela Bancada do Partido Social Democrata, e aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia de 28 de dezembro de 2021, foram convidados os alunos do 9º Ano, da EBI de S. Pedro de Alva a assistirem à Assembleia de Freguesia realizada a 23 de Abril.

Além de assinalar e celebrar o 48º aniversário do 25 de Abril, pretendeu-se envolver a Escola na problemática e interesses da sociedade a nível local, regional e nacional, com vista a desenvolver nos estudantes competências e atitudes necessárias para se tornarem cidadãos ativos, estimulando a sua participação cívica, através da colocação de questões e até apresentando algumas sugestões, nomeadamente no que se refere à segurança rodoviária.

Com o objetivo de estreitar relações com a comunidade escolar, reforçando a cooperação já existente com a EBI de S. Pedro de Alva e com o Agrupamento de Escolas de Penacova é de salientar que a escola e as relações estabelecidas no contexto escolar são um importante agente de socialização que pode fomentar a discussão e a reflexão política nos mais jovens.