Lendas e tradições

Danças e Cantares
Fazem parte da memória dos mais velhos modas típicas da Beira Litoral como as danças de roda e o fado mandado. Eram muito apreciadas no final das desfolhadas entre rapazes e raparigas. Estes por sua vez, dançavam nas sessões do inicio do século XX no Adro da Igreja, nos Largos ou nas Festas ao som de um mandador acompanhado por instrumentos de corda. 
A caminho das romarias eram também usuais, nessa época, as cantigas ao Desafio, a Desgarrada e as Quadras Soltas improvisadas que ajudavam a superar o cansaço da caminhada. 
Actualmente, estas danças e cantares podem ser apreciadas apenas nas atuações do Rancho Folclórico da Casa do Povo de S. Pedro de Alva.
 
Trajes característicos
De acordo documentos antigos desta região do inicio do século XX, o Rancho Folclórico recuperou os Trajes de Noivo de gente abastada, de Domingueiro. Trajes de Trabalho, como os de Ceifeira, de Malhador, de Lenhador, de Padeiro, de Resineira e Trajes de Campo como os de Lavadeira e de Boieiro.
 
Tradições Populares
A Vindima
Cantar as Janeiras
Dia de Reis
Matança do porco
Magusto. A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas assadas numa fogueira de caruma e se prove o vinho novo e jeropiga. 
 
Lenda de Nossa Senhora das Neves
Conta a lenda, que, certo dia, uma criança pediu pão à mãe, mas esta não tinha para lho dar, mandando-a com o seu rebanho, ao chegar ao cimo do monte com o seu rebanho a criança ouviu uma voz que lhe disse para regressar a casa que a mãe já tinha pão. Esta história repetiu-se várias vezes até que a mãe acompanhou a criança ao monte e deparou-se com uma bela imagem entre os ramos da carvalha. O povo transportou esta imagem para a igreja da aldeia, mas, no domingo seguinte já tinha desaparecido e regressou à dita carvalha. Decidiu-se construir uma Ermida no local, actualmente restaurada. Respeitando este "milagre" o povo, no sábado da festa, leva a imagem da Nossa Senhora das Neves para a Igreja de S. Paio, para no dia seguinte se fazer a procissão levando-a para a sua Ermida.
Festa do Senhor de S. Paio.
É uma festa religiosa celebrada em honra do padroeiro da povoação – S. Paio que se realiza todos os anos no dia 26 de Junho. Consta desta festa uma missa seguida de procissão pelas ruas de S. Paio. É este o dia escolhido para as crianças da catequese procederem à sua primeira comunhão ou à comunhão solene.