4ª Edição da Entrega de Prémios de Mérito Escolar - Apoio de Material/Equipamento

Desde o fecho das escolas devido à pandemia que nos assolou, foram grandes as alterações no sistema de ensino nacional, com especial impacto, para alunos e famílias.

O afastamento das escolas, levou as crianças e os jovens a estudarem em casa, mostrando as reais dificuldades do ensino à distância, acentuando algumas desigualdades de oportunidades que seguramente influenciaram os resultados finais obtidos pelos alunos.

Tornou-se necessário um maior acompanhamento por parte das famílias, nas rotinas de estudo, Pais e Mães perceberam a necessidade de estarem mais próximos e inteirados do material didático, das metodologias adotadas e até dos professores.

Apesar de tudo isto, é de realçar também o impacto positivo que teve no percurso escolar dos alunos: a oportunidade de repensar a Educação, novas formas de desenvolver novas competências nas crianças e nos jovens, vendo-se os jovens obrigados a organizar a sua rotina de estudos em casa, a gerenciar o seu tempo, planear as suas atividades e tarefas, percebendo assim, qual é o seu ritmo de aprendizagem, quais as suas aptidões e as suas dificuldades.

Tal como nos anos anteriores, estava agendada a 4ª Edição da Entrega de Prémios de Mérito Escolar para este mês de setembro, no entanto o Executivo da União das Freguesias decidiu por unanimidade que não existem condições para a sua realização, pois não foram cumpridos, uma vez mais, os pressupostos previstos no regulamento de atribuição dos prémios.

Mas não é esta Autarquia indiferente a todos estes constrangimentos, e em reunião do passado dia 30 de agosto foi deliberado por unanimidade, tal como no ano letivo anterior, proceder à atribuição de um apoio económico para comparticipação nas despesas com material/equipamento escolar, aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, que frequentarem a EBI de S. Pedro de Alva, no próximo ano letivo. Este apoio económico consiste na atribuição de um “Voucher” no valor de 16,00€/aluno, para compras de material/equipamento escolar em estabelecimentos comerciais na área da União das Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio de Mondego.

Estes “Vouchers” podem ser requisitados pelos Encarregados de Educação, na sede da União das Freguesias a partir do dia 6 de setembro.

Manifestamos os nossos desejos de que o próximo ano letivo decorra na normalidade possível, sem grandes percalços, e pleno de sucessos!!!!!