ALDEIA SEGURA PESSOAS SEGURAS

Decorreu no passado dia 23 fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia a apresentação da implementação do projeto ALDEIA SEGURA PESSOAS SEGURAS.

Estiveram presentes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penacova, o Sr. Presidente da União das Freguesias e restante Executivo, o Coordenador da Proteção Civil Municipal, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, o Comandante da GNR, representante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os Oficiais de Segurança, que representam cada uma das aldeias onde vai ser implementado o projeto, mais concretamente Lufreu, Hombres e Ribeira.

Como Autarquia temos a competência e ao mesmo tempo o desafio, de dinamizar atividades de proteção civil que visam a proteção e segurança de pessoas e bens, face à iminência ou ocorrência de incêndios rurais, tais como:

- A proteção aos aglomerados através da gestão de zonas de proteção e criação de mecanismos de autodefesa;

- A prevenção de comportamentos de risco responsáveis por ignições;

- A criação de mecanismos de sensibilização e aviso à população;

- O planeamento de evacuação dos aglomerados;

- A preparação de locais de abrigo e de refúgio.

Pretendemos assim, implementar boas práticas de autoproteção para nos defendermos de catástrofes como os incêndios de 2017, que ainda perduram nas nossas memórias, contando com o envolvimento de todas as entidades proactivas na mobilização das populações e na incorporação do conhecimento prático existente ao nível das comunidades.

Contamos com todos!