Apoio ao Associativismo

No âmbito das novas condições originadas pela pandemia da Covid-19, entendeu este Executivo proceder a uma revisão dos apoios às Associações Recreaticas, Desportivas e Culturais da nossa União das Freguesias, para que estas mantenham e até reforcem as suas valências nestes tempos difíceis.

O associativismo tem um papel preponderante na nossa comunidade, e devido a esta  realidade de pandemia, a maior parte das atividades propostas no Plano Anual de cada uma das Associações, foram canceladas nos últimos 2 anos, tendo vários reflexos, nomeadamente ao nível financeiro.

Também o fato da não realização da “ExpoAlva - 2021” certame que foi criado a pensar em públicos diversos, reflexo de uma política diversificada, que cruza áreas como a cultura, o artesanato, a gastronomia, o espetáculo e criatividade, as representações institucionais, e o setor empresarial, onde as Associações têm um papel determinante, veio ainda mais afetar a sua situação.

Assim, além do pagamento anual das quotas das Associações, das quais esta União das Freguesias de S. Pedro de Ava e S. Paio de Mondego, é associada, no valor anual de 120,00€, deliberou este Executivo, por unanimidade, em reunião de 30 de agosto, atribuir um apoio extraordinário de 100,00 € às Associações, como resposta às necessidades destas entidades, tentando adequar os apoios, por um lado, aos recursos existentes e, por outro, ao incentivo para que as coletividades e instituições continuem a sua ação, contribuindo para uma melhor coesão social.

A pandemia veio “travar” a atividade habitual de cada  Associação, mas para esta Autarquia é imprescíndivel continuar a apoiá-las.

Nesse sentido, manifestamos aqui o nosso maior desejo que num futuro próximo possam prosseguir com a realização das suas atividades desportivas, recreativas e culturais tão relevantes para as comunidades onde estão inseridas.