Cancelamento da Entrega de Prémios de Mérito Escolar / Atribuição de Apoios

O ano letivo de 2019/2020 ficará na história das nossas escolas como um período conturbado, e até prejudicial para o futuro de muitos alunos.

No âmbito da pandemia da doença COVID-19, foram estabelecidas novas medidas no que se refere ao setor da educação, de modo a que fosse assegurada a continuidade do ano letivo, da forma mais normalizada possível.

O encerramento das escolas não significou estagnação das aprendizagens e do percurso escolar, e isso implicou a adoção de estratégias de adaptação a uma nova realidade, que incluiu a participação em aulas à distância, com fichas de atividades, trabalhos e projetos escolares, fora do contexto escola, da proximidade física aos professores e colegas.

Foram suspensas as provas de aferição, a prova final do 9º ano, e as notas do 3º período, tal como, as notas finais, foram determinadas pela avaliação interna das escolas.

As estratégias de ensino à distância são importantes para a redução dos efeitos negativos do distanciamento temporário, mas as evidências indicam que lacunas de diversa natureza foram criadas sem a interação presencial.

Assim, face aos constrangimentos causados com a pandemia, que atingiu todo o terceiro período escolar, trazendo várias limitações, causando assimetrias, e essencialmente acentuando algumas desigualdades de oportunidades que seguramente influenciaram os resultados finais obtidos pelos alunos do nosso estabelecimento público de ensino, este Executivo decidiu pela não realização da Entrega de Prémios de Mérito Escolar no presente ano, agendada para o dia 19 de setembro, uma vez que é nosso entender, não terem sido cumpridos os pressupostos previstos no regulamento de atribuição dos prémios.

Face a este desfecho, e tentando colmatar algumas das adversidades com que nos fomos deparando ao longo deste período pandémico, o Executivo deliberou por unanimidade, em reunião de 31 de agosto, proceder à atribuição de apoio económico para comparticipação nas despesas com material/equipamento escolar, aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, que frequentarem a EBI de S. Pedro de Alva, no próximo ano letivo.

Este apoio económico consiste na atribuição de um “Voucher” no valor de 16,00€/aluno, para compras de material/equipamento escolar em estabelecimentos comerciais na área da União das Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio de Mondego. Estes “Vouchers” podem ser requisitados pelos Encarregados de Educação, na sede da União das Freguesias a partir do dia 7 de setembro.

Manifestamos o nosso desejo que o próximo ano letivo decorra da melhor forma possível para que possamos voltar à realidade tão desejada por todos!

Cancelamento da Entrega de Prémios de Mérito Escolar / Atribuição de Apoios