Escultura em eucalipto

Escultura em eucalipto

Quis o executivo desta União das Freguesias minimizar o impacto ambiental resultante do corte de um eucalipto centenário, no recinto das Ermidas em São Paio de Mondego , árvore essa classificada de interesse público conforme publicação no D.R. nº 195, II Série de 24/08/2002 “Eucalypus Globulus Labillardiere“, mas que pelo facto de apresentar podridões e outros sintomas exteriores de enfraquecimento, designadamente escorrimento de goma escura nas pernadas e braças, ramos secos e copa a secar e ainda ligeiro apodrecimento da parte basal do tronco colocando em risco pessoas e bens,  segundo vistoria do ICNF, viu-se na obrigação de providenciar o seu abate.
 
Neste sentido, surgiu a ideia de esculpir a imagem de Nossa Senhora das Neves, padroeira daquela localidade, retratando a sua aparição e inspirando-se na lenda da mesma.
 
Achou ainda oportuno, dignificar um outro tronco que se encontra no mesmo recinto, resultante de um abate efetuado à cerca de 12 anos pelos mesmos motivos, criando assim, uma área de repouso com vários bancos, retratando um conjunto de pedras.
 
Consulte aqui a galeria fotográfica
 




Escultura em eucalipto