Caracterização

SÃO PEDRO DE ALVA
A Freguesia de São Pedro de Alva encontra-se situada entre-os-rios Alva e Mondego, junto à Barragem da Aguieira, no Concelho de Penacova, Distrito de Coimbra, na Beira – Litoral. 
Está situada na zona leste do concelho, dista, sensivelmente, dezassete quilómetros da vila de Penacova. Ocupa uma área de 28,4 km², com 1.812 habitantes (censos 2001), densidade: 63,8 habitantes / km². Confinando com a Freguesia de Travanca do Mondego a Norte, Paradela da Cortiça e São Martinho da Cortiça a Sul, S. Paio de Mondego a Este, Oliveira do Mondego e Friúmes a Oeste. Distribuída pelos seguintes lugares; Arroteia, Atouguia, Beco, Bica, Cabecinha, Carvalhal, Castinçal, Cavaleiro, Cruz do Soito, Hombres, Laborins, Lufreu, Mocejo, Parada, Peixoto, Quintela, Rebolo, Relvão, Ribeira, S. Pedro de Alva, Silveirinho, Sobral, Vale do Barco, Vale da Ribeira, Vale da Serra, Vale da Vinha, Valeiro Grande, Vimieiro e Zarroeira. 
S. Pedro de Alva, foi em tempos, considerada a capital da Casconha, sub-região natural que se limita a norte e poente pelo rio Mondego e a nascente pela serra da Moita. Foi sede do antigo concelho de São Pedro de Farinha Podre, extinto em 31 de Dezembro de 1853. Era constituído pelas freguesias da sede, Oliveira do Cunhedo, Paradela, São Paio de Farinha Podre, Travanca, Cortiça e Covelo. Tinha, em 1849, 5 935 habitantes.
 
SÃO PAIO DE MONDEGO
São Paio de Mondego é uma Freguesia do Concelho de Penacova e do Distrito de Coimbra. Situa-se a 4 km a sul da margem esquerda do rio Mondego, a cerca de 2 km do IC7 e a 17 km da sede de Concelho, Penacova,  ocupando uma área de 9 km2, sendo a 2ª mais pequena freguesia do concelho.
No que diz respeito ao património paisagístico S. Paio disfruta de um quadro magnífico proporcionado pelo rio Mondego e pelas suas margens, e pela Albufeira da Barragem da Aguieira, sendo a área envolvente da freguesia rodeada de pinhal e eucalipto da melhor qualidade. Alguns sobreiros e outras árvores aqui presentes, têm a sua origem nos peregrinos de todo o pais que visitavam anualmente as Ermidas de São Paio de Mondego, como por exemplo o Sobreiro. É uma freguesia pequena, dividida pelas seguintes povoações: Ermidas, Estrela d' Alva, Forno, Gândara, S. Paio, Vale das Casas e Vale das Ermidas. Confina com as Freguesias de São Pedro D´Alva (Concelho de Penacova), São Martinho da Cortiça (Concelho de Arganil), Azere e Covelo (Concelho de Tábua).